Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano e é responsável pelos movimentos mandibulares. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, de ligamentos, de discos e de ossos é chamado de DTM. Os sintomas mais comuns desta disfunção articular são: dor ao abrir e fechar a boca, travamentos mandibulares, dores de cabeça, zumbidos no ouvido e estalidos.
O que é DOR OROFACIAL e DISFUNÇÃO DA ATM?
Dor orofacial é a expressão adotada na área de saúde para se referir às condições dolorosas que acometem estruturas da cavidade oral, face, cabeça e pescoço. Estão representadas neste grupo desde as dores de origem dentária, como a popular “dor-de-dente” às dores de cabeça, incluindo também alguns distúrbios nervosos como a neuralgia do trigêmeo.
A disfunção da ATM é a expressão mais habitualmente utilizada para descrever de forma genérica o mau funcionamento da Articulação Têmporo-Mandibular (ATM) que é a “junta” da mandíbula com o crânio, logo à frente do ouvido e que, de certa forma, também faz parte das dores orofaciais e representa um percentual bem elevado destas. Outras expressões também são utilizadas como, por exemplo: DTM, que significa Disfunção Têmporo-Mandibular; DCM, Disfunção Crânio-Mandibular; dentre outras.
Fabíola Bafutto Ortodontia Otimizada
WhatsApp | (61) 99267-1924
Tel.: 3328-4615.