Um sorriso lindo e alinhado é o desejo de todo mundo, não é? O uso do aparelho ortodôntico envolve comprometimento com visitas periódicas ao seu ortodontista, cuidados diários em casa e disciplina por parte do paciente. A tecnologia vem avançando e trazendo cada dia mais recursos para que os dentistas reduzam o tempo de tratamento.
1 – Um planejamento ortodôntico bem feito
Um planejamento bem executado é primordial para um tratamento com duração otimizada. Aliado a isso, a boa colaboração do paciente, bem como o seu comprometimento com o tratamento são fatores fundamentais para uma ortodontia mais rápida. Pontualidade e assiduidade nas consultas fazem toda a diferença. O paciente, que executa fielmente todas as demandas prescritas pelo ortodontista, ajuda muito na redução do tempo de tratamento e no sucesso dos resultados. O nosso compromisso aqui é com resultados de excelência, prazos rápidos e previsíveis. Para que tudo flua da melhor forma possível, precisamos da sua colaboração.
2 – Cuidado redobrado com a higiene bucal
É normal ser um pouco mais trabalhoso higienizar os dentes após a instalação dos aparelhos ortodônticos FIXOS, porém isso não impede, de forma alguma, que você consiga. O descuido com a limpeza dos dentes prejudica sempre!
Já com os aparelhos removíveis (INVISALIGN) a higienização dentária é extremamente simples, pois o paciente alimenta-se sem os alinhadores. Após alimentar-se, pode facilmente higienizar os dentes e voltar a usá-los.
O acúmulo de placa bacteriana e/ou de tártaro prejudica significantemente o tratamento ortodôntico, podendo atrasá-lo ou até mesmo impedir a finalização adequada. A má higiene dentária provoca a inflamação da gengiva (gengivite), podendo evoluir para um estágio mais avançado que é a periodontite. Neste caso os tecidos de sustentação óssea dos dentes são seriamente afetados com o risco inclusive de perdas dentárias. Busque sempre as orientações do seu dentista para uma correta higienização diária.
3 – Evite alimentos duros e grudentos
A ingestão de alguns alimentos pode vir a prejudicar o andamento de seu tratamento ortodôntico. Alimentos duros frequentemente deformam o fio metálico do aparelho fixo (colado aos dentes), o que pode consequentemente mover de maneira indesejada os dentes na região deformada do aparelho. Algumas frutas e legumes (como maçã, cenoura, goiaba) poderão continuar na sua dieta, porém deverão ser ingeridos já partidos em pedaços. Balas, chicletes e pirulitos são contraindicados durante o tratamento ortodôntico, não só pelo alto teor de açúcar que eles contêm, como também pela dureza. Além disso quanto mais grudento for o alimento, mais difícil torna-se a limpeza adequada dos dentes.
4 – Maus hábitos também atrasam seu tratamento
Se você tem hábitos como roer unhas, morder caneta, mastigar gelo, abrir recipientes com os dentes é preciso parar de vez com isso após iniciar seu tratamento ortodôntico. Esses maus hábitos devem ser banidos da vida de quem usa aparelho. Isso não só danifica seu aparelho ortodôntico, como pode estragar bastante a própria estrutura dos dentes, causando fraturas! Então fica a dica: se ficar ansioso não desconte nas unhas, nem nas canetas! Pratique uma atividade física para liberação do stress!
Lembre-se, o ortodontista é o profissional mais preparado para definir a melhor estratégia de tratamento para o seu novo sorriso. Continue acompanhando nosso blog e fique sempre por dentro das últimas novidades, dicas e informações sobre odontologia.